Green Peace

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ring Neck :

 Ring Neck
O Ring Neck é uma espécie do gênero Psittacula, divido em 4 subespécies de acordo com a sua distribuição geográfica. Apesar de ser um pássaro não migratório, o Ring Neck se adapta facilmente em qualquer ambiente, seja ele urbanizado ou não, mostrando-se altamente resistente a climas adversos e poluídos. O Ring Neck é originário de zonas de clima tropical (Índia, sudeste asiático e floresta tropical Africana). Apesar de ser um pássaro não migratório, o Ring Neck se adapta facilmente em qualquer ambiente, seja ele urbanizado ou não, mostrando-se altamente resistente a climas adversos e poluídos.
O Ring Neck, assim como a maioria das espécies do gênero Psittacula, apresenta dimorfismo sexual quando adultos, ou seja, macho e fêmea são visivelmente diferentes. O macho ao atingir a maturidade sexual, que é por volta de seus dois anos de idade, forma um colar colorido ao redor de seu pescoço. Daí a denominação “Ring Neck” ou “pescoço anelado”. O único que por um fator genético não terá a formação do anel colorido, será o Ring Neck albino que geneticamente apresenta qualquer pigmento.
A variedade de cores é imensa, aproximadamente 200 (consulte a genética em INFO). Algumas ainda inexistentes, mas geneticamente possíveis, se forem feitos determinados cruzamentos, o que pode levar anos até que se chegue na cor desejada. As mais comuns no Brasil são: Verde, Lutino (amarelo), Azul, Cinza, Albino, Verde-Cinza e Skyblue. Porém, os criadores especializados já dispõem de outras mutações, tais como o Verde Canela, Turquesa, Turquesa-Cinza, Turquesa Skyblue, Prata, Cobalto e a linha Pallid, onde a cabeça tem coloração diferente do resto do corpo. O preço varia de acordo com a raridade da cor, de R$ 250,00 a US$ 20 mil.
Quando criados em cativeiro, alimentam-se basicamente de mistura de sementes, frutas, legumes e algumas verduras. O 
Exotic Wings, assim como outros criadores, alimenta seus pássaros somente com ração, frutas e farinhadas industrializadas, fornecendo-lhes uma dieta equilibrada e completa, o que permite o nascimento de filhotes saudáveis de excelente porte e genética. A época de reprodução vai geralmente de julho ao final de outubro, chegando a fazer geralmente 2 posturas por ano de 2 a 6 ovos cada.
Existem informações de que o Ring Neck seja uma das espécies mais populares de pet do mundo. Com certeza a grande aposta entre os aficionados por pássaros, é de que o Ring Neck venha para “substituir” as calopsitas no mercado pet. A beleza, o porte e a grande variedade de cores fizeram do Ring Neck uma febre no mercado europeu e que agora invade o Brasil com força total.
E ao contrário do que se ouve, o Ring Neck, se criado desde filhote na mão, pode ser um excelente pet, muito manso e de personalidade própria, capaz de desenvolver a fala, embora não seja comum ver Ring Necks falando. Existem vídeos na internet que mostram o quão mansos são os Ring Necks de estimação. É uma ótima companhia, tanto para adultos, como para crianças. Não faz muita sujeira e normalmente é silencioso.
De acordo com a literatura biológica, atualmente existem 4 subespécies de Ring Neck. No Brasil, a mais comum é a psittacula krameri manillensis, que é o Ring Neck originário na Índia. A psittacula krameria borealis, é originária do Nepal e Burma, mas não é encontrada no Brasil. A psittacula krameri krameri e apsittacula krameri parvirostris, são originárias da África, sendo raramente encontrados no Brasil exemplares da psittacula krameri krameri. A maior diferença entre os Ring Necks asiáticos e os africanos é que os Asiáticos apresentam uma coloração mais viva e um porte maior, com o bico numa tonalidade de vermelho muito forte, enquanto os africanos são menores e não têm cores tão vivas.
Nômina:
Reino: AnimaliaFilo: ChordataClasse: AvesOrdem: PsittaciformesFamília: PsittacidaeGêneros: PsittaculaEspécies: Psittacula krameri krameri, Psittacula krameri parvirostris, Psittacula krameri manillensis e Psittacula krameri borealisCores: Verde, Verde Canela, Verde Cinza,Lutino, Azul, Albino, Skyblue, Cinza, Prata, Turquesa, Turquesa Cinza, Turquesa Skyblue, Pallid Azul, Pallid Cinza, Creamino e Cobalto.

Fotos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário